Resiliência: o que um empresário deve saber sobre o assunto

29 de abril de 2016

Ultimamente temos visto repetidamente as pessoas utilizarem da expresso resilincia em vrios contextos. Entretanto, como queremos apresentar de forma isenta, falemos da origem desta expresso: ela foi tomada da fsica e da psicologia. Da fsica, como a ?propriedade de uma substncia retornar sua forma original, aps sofrer forte presso e/ou impactos fsicos? e da psicologia, ?a capacidade de um indivduo de recuperar rapidamente sua normalidade aps sofrer uma experincia ou evento de forte impacto emocional?.

Isso posto, devemos entender que resilincia corporativa a capacidade de uma organizao, processo ou atividade, recuperar-se aps um evento que interrompa suas atividades e/ou afete seu funcionamento.

Quando uma empresa realiza um Planejamento Estratgico, avalia suas foras e fraquezas, oportunidade e ameaas. Fraquezas normalmente so vulnerabilidades, que geralmente podem ser mitigadas atravs do plano de ao especfico. Ameaas, geralmente so externas e dificilmente podem ser gerenciadas.

Entretanto, o Planejamento Estratgico tem por objetivo a melhoria do desempenho corporativo, maximizando seu potencial de realizao. uma ferramenta de desenvolvimento e no de resposta.

E aqui cabe entender que no que tange a substncias ou indivduos, trata-se de uma caracterstica prpria. Em relao a organizaes, podemos implementar esse diferencial competitivo atravs do planejamento de respostas e criao de estratgias especficas.

Isso papel de um Plano de Contingncia ou de um Plano de Continuidade de Negcios, que avaliam os principais processos de negcios de uma organizao, definindo papis especficos para cada colaborador, durante um evento que interrompa suas atividades.

Independendo do tamanho da sua empresa, a necessidade de se tornar resiliente est diretamente relacionada s suas atividades e requisitos de negcio: em se tratando de uma empresa do segmento financeiro, trata-se de uma obrigao.

Em se tratando de negcios cujo custo da interrupo seja muito elevado ou de um mercado de alta competitividade, isso pode significar a perda de um percentual significativo ou at mesmo a sada do negcio. Tudo depende do perfil do seu produto e/ou cliente.

O que importa saber que atualmente pouqussimas empresas nascem com essa caracterstica e que, em um mercado onde preo e qualidade so mandatrios, o diferencial competitivo de ?disponibilidade? quando o cliente deseja adquirir seu produto ou servio, pode ser a diferena fundamental entre prosperar (ou no) no seu negcio.