Livro – “Como Proteger e Manter seus Negócios”


Pensar no futuro não deve ser característica dos mais experientes. Deveria ser obrigação de todo bom executivo ou empresário, que apagam o incêndio de hoje com o olho no que pode acontecer amanhã.

Um observador mais atento poderá perceber que a questão de Segurança trata exatamente disto, sendo mais que um vigilante postado ao lado da entrada da empresa ou que equipamentos e aplicativos de informática. Estes são meros ícones que incorporamos no nosso dia a dia.

Um ambiente corporativo seguro não é obtido com ações isoladas. É o resultado de um conjunto de atividades, focadas no gerenciamento dos riscos. 


Dentre estas atividades, encontramos as atividades relacionadas à Contingência e Continuidade, que apesar de estarem profundamente arraigadas na mentalidade dos profissionais de Tecnologia de Informação (TI), foram recentemente assimiladas pelos executivos de negócios e empresários, que perceberam o diferencial competitivo que delas podem ser obtidas.

E foi justamente esta a razão que levou o consultor Fernando Marinho a escrever este livro. Planejado para ser uma bússola, indicando a direção que deve ser tomada, com a utilização dos textos explicativos e resumidos que trazem o assunto para o contexto da realidade brasileira.

Baseando-se na metodologia do Disaster Recovery Intitute e complementado com a experiência prática de um profissional que possui um portfólio de projetos realizados em organizações do setor público e privado dos mais diversos segmentos, o autor aborda os assuntos relacionados em uma seqüência de planejamento, de forma clara e objetiva.

O livro é indicado como um Guia para pessoas que desejam informações sobre Planos de Contingência ou de Continuidade de Negócios, sejam elas da área de Negócios ou de TI. Como livro-texto para o ambiente acadêmico, seja de graduação ou MBAs, ou simplesmente como o livro de cabeceira de quem deseja se especializar na atividade.

Livro – “Como Manter sua Empresa Funcionando sem Água e Energia”


É fato que sofremos problemas crônicos de infraestrutura, que afetam periodicamente e de forma diferenciada as organizações, dependendo do local onde se encontram, seu segmento de atuação e até mesmo seus produtos ou serviços.

Entretanto, todas elas dependem de alguns recursos comuns a todas, dos quais energia e água são os principais.

Revendo informações e atualizando conceitos apresentados no seu primeiro livro sobre PCN, esta obra dá um passo além na direção de informar e formar executivos, profissionais independentes ou estudantes, na capacitação da GCN (Gestão da Continuidade de Negócios). 


Além de revisitar os principais conceitos de um PCN, este novo livro apresenta estratégias, métricas, metodologia e principamente uma visão mais objetiva em relação à contingências relacionadas à falta de energia e de água.

Segurança infinita exigiria investimentos infinitos. Nenhuma empresa vai se dispor a isso. Como definir os limites de investimentos na proteção do negócio, sem pecar pelos excessos ou pelas faltas?

O Plano de Continuidade de Negócios vai além da simples gestão de riscos, pois ele prepara sua empresa para impactos (perdas) esperadas em eventos certos, ao invés de avaliar probabilidades e incertezas.

Apresentando uma metodologia clara e objetiva, com o foco em resultados, minimizando perdas e tempos de interrupções indesejadas, este livro é considerado um Guia para o executivo que deseja aprimorar seus conhecimentos para avaliar e gerenciar o assunto e atividades relacionadas, sejam vinculados à Tecnolgia ou à Área de Negócios.